domingo, 22 de maio de 2011

LOGÍSTICA NAS EMPRESAS

  Podemos entender a Logística como a área da gestão, responsável por prover recursos, equipamentos e informação para a  execução de todas as atividades existentes de uma empresa, ou seja, a Logística é responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadoria e informação, desde de a fonte fornecedora  até o consumidor final. Assim, pela ótica da empresa moderna, o básico de atividade logística é o atendimento do cliente. De fato, ela inicia no instante em que o cliente resolve transformar um desejo em realidade.
  Pela definição do Council of  Logística Management, "LOGÍSTICA  é a parte do GERENCIAMENTO da CADEIA de ABASTECIMENTO que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados,bem como as informações a eles relativas,desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes" ( Carvalho,2002,pg.31).
 Uma das principais ferramentas da Logística é o WMS, Warehouse  Management System, do inglês, em português -( literalmente: sistema de automação e gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção)
é uma parte importante da cadeia de suprimentos ( ou supply chain ) e fornece a rotação dirigidas de estoques, diretivas inteligentes de picking , consolidação automática e cross-docking  para maximizar o uso do valioso espaço do armazém.
Mesmo porque em um armazém além do estoque, é obvio, temos que pensar no transito de pessoas , maquinas,tais como, empilhadeiras,palheiteiras, em fim toda a movimentação necessária ao que podemos dizer cargas e descargas, muitas vezes esses galpões são pequenos,dai a necessidade do bom aproveitamento do espaço físico.Tanto na horizontal quanto na vertical. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário